Aula 3-Como Traçar Base da Blusa feminina

Hoje vamos aprender como traçar  a base da blusa feminina e como utilizar as bases da blusa feminina disponíveis gratuitamente  para impressão  aqui no blog. Para aprender a traçar a base da blusa feminina  assista a vídeo aula.

httpss://youtu.be/aChZMR4WCyw

Clique aqui Para assistir parte 2

Para saber como baixar e utilizar as bases disponíveis para impressão continue lendo o artigo.

Como Utilizar as Bases Femininas disponíveis Para    Impressão

Como muitas pessoas possuem  dificuldades  em traçar o molde  básico da blusa base feminina resolvi disponibilizar bases em tamanho real para impressão para que vocês  possam acompanhar  de forma mais dinâmica  as aulas e tutoriais  do canal. Mas, se essas base forem utilizadas de forma errada seu molde pode dar errado.  Por isso vou explicar  nesse post os cuidados  e instruções  para o uso correto do molde.  Clique aqui para Baixar sua base.

O molde básico da blusa feminina  foi traçado com medidas justas  e até a cintura e para blusas maiores  deve ser prolongado até a linha do quadril da seguinte maneira.

  • Traçar linha  AB com  medida igual a distancia da cintura ao quadril  prolongando linha do meio do molde frente e costas.
  • Traçar linha BC perpendicular  a AB com medida igual a 1/4 da medida do quadril.
  • Traçar a linha CD  prolongando a lateral do molde com uma leve curva conforme a figura.
  • Prolongar a pence da cintura para baixo deixando 6 cm da linha do quadril conforme a figura.
  • Realizar esse procedimento  no molde frente e costa.

Agora que seu molde está completo você pode escolher a base da blusa feminina  do seu tamanho.  Mas como saber qual é  a minha numeração correta?  Para escolher o molde básico do tamanho correto você  deve tirar a medida justa do seu Busto, acrescenta 4 centímetros  e verificar na Tabela  a base que possui medida do busto maior ou igual a sua.

Exemplo: A medida Justa do meu busto é 89+ 4=93  as medidas de busto mais próximas a essa na tabela são os números 40 busto 90  e 42 busto 94. Como devemos escolher a base com medida do busto maior ou igual a nossa devemos escolho a base  42.

Alterando medida da cintura

Caso a medida da cintura seja diferente do seu molde básico será necessário  fazer a alteração  para que ele fique exatamente do seu tamanho.

Regra: Se sua cintura for menor que o molde básico você deve  diminuir  a diferença  na linha lateral frente e Costa conforme a figura.

Exemplo:O molde básico da Maria é o numero 42 que segundo a tabela possui medida da cintura igual a 74  , mas a medida da cintura da Maria é igual 70.Devemos dividir  a medida original do molde por 4   e a medida real da cintura também por 4 e diminuir no molde a diferença entre as duas.

Medida da cintura original do molde  74/4= 18,5           Medida real da cintura 70/4= 17,5

18,5-17,5= 1cm    diminuir no molde 1 Cm na cintura conforme figura.

Regra:Se sua cintura for maior que o molde básico você deve  aumentar  a diferença  na linha lateral frente e Costa conforme a figura.

Vamos supor que a medida da cintura de Maria seja  igual a 80 cm. Ou seja ,maior que o molde básico .

Dividir medida da cintura original do molde por 4:74/4=18,5

Dividir medida da cintura real por 4  : 80/4= 20

20 -18,5= 1,5

nesse caso devemos aumentar 1,5 no molde frente e costa conforme a figura.

Alterações na medida do ombro

 

Se a medida do seu ombro for menor  que a do molde básico, você  deve diminuir a diferença no ombro partindo do início da cava e subir a mesma diferença na cava partindo do final da cava.

Se o ombro for maior que o molde básico você deve aumentar a diferença  no ombro partindo do início da cava e descer a mesma diferença no final da cava.

 

Blusa Sem manga

Você já vestiu aquela blusa linda, justa e sem manga, mas se sentiu super desconfortável porque seu seio quase aparecia por sua blusa ter folga na cava? Isso aconteceu porque quando confeccionamos blusas justas e sem mangas a parti do molde básico e necessário abrir uma pence na cava para corrigir esse problema. Para aprender como realizar esse processo assista com atenção essa vídeo aula.

httpss://youtu.be/V5_EUiytdnM

 

Mas atenção! Esse procedimento deve ser realizado apenas em blusas sem manga e justas ao corpo. Em blusas folgadas ou com mangas esse procedimento não é necessário.

Blusas folgadas no corpo

Quando trabalhamos com blusas folgadas no corpo não é necessário  o uso de pence e elas devem ser eliminadas.

Na base das costas basta copiar os moldes sem a pence.Na base da frente basta desconsiderar a pence de cintura e retirar a pence de busto conforme a figura.  Desse modo a base da frente terá uma leve curva e essa curva e necessário  porque quando vestimos uma blusa larguinha o busto parte mais alta do corpo feminino levanta o tecido. Essa leve curva vai garantir que a blusa não de bico na parte da frente e permaneça alinhada.

Outra maneira de retirar a pence é traçar o molde básico  frente e costas até a altura da cava e depois traçar uma linha reta partindo da cava com a mesma medida para o molde frente e costa ( Linha vermelha) e com o comprimento desejado .

  • Na base da frente traçar uma linha na vertical partindo do final da pence e depois traçar uma leve cursa no molde frente conforme a figura.
  • Muitas pessoas pensam erroneamente que o molde das costa vai ficar menor por não possuir a curvatura no final da blusa. Mas esquecem que a base da frente com pence é um pouco maior antes da costura porque a pence esta aberta.

Informações  Importantes

  • As bases não possuem margem de costura, porque a margem depende do tipo de costura e acabamentos desejados e devem se acrescentadas no molde final.
  • Para confeccionar roupas em tecidos com elastano utilizar bases dois números abaixo do seu numero padrão
  • Para casacos ,blazer, jaquetas e roupas do tipos utilizar um ou dois números maiores que seu tamanho básico.

Caso ainda tenha duvidas assista essa vídeo aula:

httpss://youtu.be/8v79dRUiHYI

Se  mesmo depois de todas essas informações você ainda ficar com duvidas deixe um comentario que eu terei maior prazer em responder.

E não se esqueça de se inscrever no meu canal e de assinar o blog para receber notificações de novos post .

Beijos e até a próxima aula.

Veja Também