Aula-2:Tabelas de Medidas Femininas e Noções de Desenho Geométrico Para Modelagem

Na nossa  segunda aula de modelagem vamos aprender algumas noções de desenho geométrico para modelagem e  um pouco sobre as tabelas de medidas femininas. Sugiro que  leiam atentamente esse post e assistam a vídeo aula: CURSO DE MODELAGEM -AULA 2- NOÇÕES DE DESENHO PARA MODELAGEM E TABELA DE MEDIDAS

Tabela de Medidas  Feminina Para Confecção Industrial

No brasil existem muitas  tabelas de modelagem , mas no nosso curso todas as bases serão feitas de acordo com essa tabela. Tabelas de medidas femininas para confecção industrial

Observações:

  • Todos os moldes que serão disponibilizados no blog estará de acordo com essa tabela.
  • A medida do pulso sofreu um acréscimo de dois centímetros.
  • Para escolher a  numeração do seu corpinho básico você deve escolher a medida do busto, acrescida de 4 ou 6 cm  e adaptar as demais medidas ao seu corpo.
  • Para escolher a numeração da base da saia ou da calça você deve olhar  a medida do quadril e adaptar as demais medidas ao seu corpo.
  • As demais tabelas serão disponibilizados em momento aportuno.

    Noções de Desenho Para Modelagem

É muito importante saber as direções e posições das retas  para desenhar moldes com precisão  e qualidade, qualquer reta traçada na direção errada ou torta pode comprometer todo o seu trabalho. Além disso, esses termos geométricos serão  utilizados constantemente nas aulas , então nada mais justo que você se familiarize bem como eles.

noções de desenho para modelagem

  1. Linha Horizontal: é uma reta cuja a direção  é paralela a superfície terrestre e segue na direção da água parada.( Linha retilínea deitada )
  2. Linha vertical: é uma reta que segue a direção do fio do prumo.( linha retilínea de cima para baixo ou de baixo par cima.
  3. Linha Diagonal: quando  desenhada em costura corresponde a “fazenda enviesada”. Essa posição é ideal  para corta acabamentos para cava e revel.

retas para modelagem 4.Linhas paralelas :linhas paralelas estão sempre na mesma posição ,possuem o  mesmo afastamento e podem  ser paralelas tanto na vertical como na horizontal.

5. Angulo reto: esse angulo é formado pelo encontro de uma reta vertical e uma horizontal .

6. Retas perpendiculares: encontro de uma perpendicular com uma paralela formando ângulo  de  90° .

 Com essas retas você pode facilmente desenhar retângulos e  traçar os seus moldes básicos. Eu sei que é um pouco simples ,mas para um aprendizado solido e consistente qualquer detalhe faz diferença.

Caso tenha duvida deixe nos comentários.

Veja Também